/Prevcom na mídia

Birigui é o primeiro município a aderir ao plano de previdência complementar do Estado de São Paulo

19/09/2018 04:39

Comunicação Prefeitura de Birigui

A Prefeitura de Birigui firmou convênio de adesão à previdência complementar oferecida pela SP-Prevcom (Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo). É a primeira cidade a aderir ao plano multipratrocinado que autoriza a entidade a administrar a previdência complementar dos servidores públicos municipais.

A opção foi pelo Prevcom Multi, um plano que contará com a participação de outros entes públicos – prefeituras e estados de menor porte. O convênio com a fundação foi aprovado pela Câmara Municipal e validado pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). Resta agora a publicação da minuta no Diário Oficial da União para começar a vigorar.

Conforme o superintendente do BiriguiPrev (Instituto de Previdência do Município de Birigui), Daniel Leandro Boccardo, a previdência complementar é apenas uma das medidas e uma solução de longo prazo para retirar a pressão orçamentária e aliviar a situação que o município passa com o regime próprio de previdência.

Segundo dados divulgados em 18 de julho, o déficit do BiriguiPrev atingiu mais de R$ 498 milhões em 2017, um crescimento de 5,6% em comparação a 2016, quando ficou em R$ 472 milhões. O município está com o repasse das contribuições previdenciárias patronais em atraso há cerca de um ano meio, sendo que foi feito um parcelamento para o pagamento.

ADESÃO

A previdência complementar segue as mesmas regras de uma previdência privada. A adesão será facultativa para novos servidores que ingressarem na prefeitura a partir da publicação do convênio. Conforme previsto em lei, o funcionário terá 90 dias, quando do início do extrapolamento do teto, para decidir se adere ou não ao plano.

“Os demais servidores poderão fazer uma simulação e migração de plano, caso assim desejarem. Os servidores municipais celetistas e vereadores, por exemplo, também poderão fazer a adesão à previdência complementar estabelecendo percentual de contribuição que desejarem. Porém, não haverá contrapartida paritária da Prefeitura até o limite de 7,5%”, observou Boccardo.

GESTÃO

Algumas medidas já foram tomadas pela administração municipal para aliviar a situação orçamentária do BiriguiPrev. Houve revogação da incorporação de cargo em comissão; modificação da concessão de pensão; e algumas alterações nos Estatutos do Magistério e da Polícia Municipal. Todas as mudanças tiveram aprovação da Câmara Municipal.

Além disso, a prefeitura encaminhou à Secretaria de Previdência uma proposta de segregação de massa do RPPS (Regime Próprio de Previdência. Social), que está em análise do órgão para aprovação. Também está em fase de estudo a possibilidade de o município doar imóveis ao patrimônio do BiriguiPrev para o pagamento do déficit atuarial.

“Logo que assumi a prefeitura tive a preocupação de saber a situação da previdência do município. Diante do rombo que encontramos, adotamos algumas medidas – e outras ainda serão tomadas – para salvarmos o nosso regime estatutário e, consequentemente, a aposentadoria dos nossos servidores no futuro”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

Para o prefeito, a adesão à previdência complementar será benéfica. “Estamos fazendo um trabalho árduo para dar um jeito na previdência do município e este convênio com a SP-Prevcom é a continuidade do trabalho que surtirá efeitos daqui a algum tempo”, afirmou. “Apesar das críticas por algumas medidas tomadas, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos dando um jeito na cidade e também daremos na previdência do município”, completou.

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

(11) 3150-1958

segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;