/Prevcom na mídia

Previdência auxiliar entra na mira do Grande ABC

28/11/2017 10:53

Diário do Grande ABC

Santo André, São Bernardo e São Caetano estudam a adoção de modelo de Previdência complementar. Representantes das três prefeituras participaram na semana passada de uma reunião com a SP-Prevcom, entidade que faz a gestão das aposentadorias complementares dos servidores do Estado de São Paulo.

Durante o encontro, a empresa paulista apresentou possíveis propostas para a criação de fundo multipatrocinado por parte dos municípios. O sistema pode permitir a gestão do fundo por parte da SP-Prevcom ou a criação de um modelo misto, no qual a partir de um teto (geralmente o do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social), o instituto municipal pagaria até o limite e o restante seria custeado pelo instrumento complementar.

Cabe ressaltar que a adesão é opcional e estaria restrita aos servidores contratados a partir da aprovação de legislação específica nas câmaras municipais.

Procurada pelo Diário, a gestão do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), afirmou, por meio de nota, que a sugestão da SP-Prevcom pode ser positiva ao longo dos anos. “A proposta da Prevcom é bastante ousada no atual momento. O estabelecimento do regime de Previdência complementar seria benéfico ao sistema previdenciário em uma perspectiva de longo prazo. Com a vinculação de novos servidores ao regime complementar, o sistema público seria aliviado de certa maneira pelo fato de ter um teto de pagamento de benefícios”, comentou.

Já a administração do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), pontuou que as discussões para mudança no formato ainda estão no início. “Ainda é prematura qualquer manifestação a respeito de previdência complementar no município. O modelo está para ser analisado pelas áreas técnicas responsáveis”, comunicou a gestão tucana.

A Prefeitura de Santo André destacou que ainda espera possíveis mudanças na legislação para definir a adesão a algum tipo de previdência complementar. “Estamos aguardando as novas regras do RGPS (Regime Geral de Previdência Social), mudanças de alíquota e de prazo de contribuição, somente após estas mudanças levaremos ao servidor uma alternativa de contribuição de Previdência complementar”, constatou.

A SP-Prevcom realiza ainda estudos sobre o potencial de adesão de servidores, elabora proposta de projeto de lei ou auxilia na revisão de lei existente, cria e encaminha planos para aprovação junto à Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).

Além disso, a entidade também oferece treinamento para os funcionários envolvidos no processo e desenvolve material de marketing e de adesão dos participantes. 

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

(11) 3150-1958

segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;