/Prevcom na mídia

Funpresp e SP-PREVCOM vêm com força

13/05/2013 04:42

Diário dos Fundos de Pensão

SP-PREVCOM



A Funpresp, que vem a ser o fundo de pensão dos servidores federais, não foi autorizada a operar como multipatrocinado, já o SP Prevcom, do funcionalismo paulista, sim, podendo acolher as prefeituras e seu funcionalismo em sua estrutura. Tal diferença entre um e outro determina os passos e as estratégias a serem desenvolvidas nos próximos dias e semanas.

Carlos Henrique Flory (FOTO), presidente do SP-Prevcom, falando ao DIÁRIO prevê que daqui a 20 anos a sua entidade estará administrando um patrimônio de R$ 16 bilhões. Ao fazer tal projeção, Flori lembra em primeiro lugar o fato de que  “São Paulo tem cerca de 550 mil servidores públicos em atividade, dos quais 30% ganham acima do teto e são o público potencial da SP-Prevcom. Como a idade média desses servidores é elevada, os cálculos atuariais preveem que, em média, todos eles estarão aposentados nos próximos 12 anos, o que provocará a entrada de novos servidores já sob as novas regras previdenciárias”. Mas há ainda os servidores das prefeituras paulistas, que o fundo tem condições de recepcionar.

O atuário Newton Conde, que ajuda a colocar o SP-Prevcom de pé, lembra que a chegada dos municípios é aguardada como uma prova de bom senso.

Afinal, “a estrutura do multipatrocínio é desejável porque baixa custos, até porque as prefeituras têm poucos servidores ganhando acima do teto do INSS e isso as afasta de uma entidade própria”. No entender de Conde, é forçoso reconhecer que o fato de as cidades serem governadas por partidos diferentes é um fator politicamente dificultador, mas há sempre a esperança de que o bom senso prevaleça e o assunto seja reconhecido como eminentemente técnico e como tal deva ser tratado.

Claro, isso nem sempre é fácil. As conversas iam adiantadas para o ingresso dos servidores municipais da capital no fundo de pensão do funcionalismo do estado, mas com a eleição do Prefeito Fernando Haddad a opção agora parece ser engrossar os planos federais.

Sobre os planos federais quem fala ao DIÁRIO  é o Secretário Adjunto de Políticas de Previdência Complementar, José Edson da Cunha Júnior, segundo quem a expectativa é de que a Prefeitura de São Paulo torne-se a primeira a aderir ao Prev-Federação, o multipatrocinado que está sendo estruturado para atuar ao nível federal.

O Prev-Federação naturalmente será um administrador de planos de contribuição definida e a novidade está em que, agora, a tendência que parece prevalecer no governo  é entregar a gestão ativa à Caixa, mediante um CNPJ à parte.

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

(11) 3150-1958

segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;