Portal do Governo do Estado de São Paulo

/Notícias

Rentabilidade da Prevcom atinge 0,55% em outubro e supera média do setor

22/11/2021 05:50

Imagem interna

A carteira de investimentos da Prevcom rendeu 0,55% em outubro, superando a média apurada pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) que registraram queda de -0,27% no período, de acordo com o levantamento da Consultoria Aditus realizado com base no desempenho de 119 instituições.

A pesquisa, divulgada pela revista especializada Investidor Institucional, avalia 12 classes de investimentos e destaca, no conjunto, a retomada das principais bolsas globais. A performance dos ativos de renda variável da Fundação no exterior confirma esta reação. As aplicações no MSCI Europe renderam 8,29% e no fundo MSCI World 9,54% cumprindo seu papel estratégico de proteção do patrimônio contra a instabilidade da Bolsa de Valores que encerrou o mês com perda de -6,74%.

A manutenção do nível de rendimento em um cenário volátil, com pressão inflacionária persistente e revisões constantes das expectativas econômicas foi assegurada também pela atuação seletiva no mercado e o suporte dos contratos de Notas do Tesouro Nacional (NTN-B) de longo prazo, marcados na curva, que a instituição mantém em seu portfólio.

O retorno mensal de 0,55% do balanço consolidado publicado pela Prevcom corresponde a 114,11% do 0,49% do CDI, que é referência do mercado, e se manteve alinhado ao 0,56% da poupança. A rentabilidade de outubro ficou 1,03 ponto percentual (p.p.) abaixo do alvo de IPCA + 4% que atingiu 1,58% alavancado pela inflação de 1,25%.

Resultado acumulado também é positivo

No período de 12 meses o capital aplicado pela entidade registrou rendimento acumulado de 12,21%, acima da média setorial de 8,15% apurada pela Aditus, dos 3,35% do CDI, dos 10,67% da inflação e 2,56% da poupança. No comparativo com o objetivo (IPCA + 4%), o retorno ficou 2,89 p.p. abaixo do indicador anualizado de 15,10%.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos termos de uso e política de privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

Posso ajudar?
;