/Notícias

Comunicado: investimentos e reajuste de Benefícios de Risco

15/04/2020 10:51

Caro participante,

No fechamento do exercício de 2019 os investimentos da Prevcom mostraram uma rentabilidade de 12,70%, ou seja, 3,18 p.p. acima do objetivo do plano que era de IPCA +5%.

Entretanto, no fechamento do mês de março/2020 a rentabilidade foi de -2,84%, gerando 4,4 p.p. abaixo do objetivo do período.

O principal fator para esse resultado negativo foi a queda da Bolsa de Valores, da ordem de 37%. Apesar de na primeira quinzena de abril/2020 a Bolsa ter subido quase 10%, há um acumulado no ano de -31%.

Nossos cálculos estimam que, se o resultado das ações se mantiverem no patamar atual e os demais parâmetros encontrados no relatório FOCUS do BANCO CENTRAL também se confirmarem, a Prevcom deve ter um resultado próximo de zero no exercício de 2020. Ou seja, o objetivo de IPCA + 5% não será atingido.

Como os planos são CD* puro, não haverá déficit, mas as expectativas de resultados serão frustradas.

Por outro lado, vale a pena lembrar que nossos investimentos são de longo prazo. De acordo com a análise de crises anteriores, há um cenário de recuperação para investimentos que não tem necessidade de liquidez imediata.

O ponto de alerta é a leitura que algumas entidades do mercado financeiro fazem sobre a profundidade da crise. Em algumas matrizes, em que se procura correlacionar o tempo de duração da quarenta e o tempo de retomada das atividades econômicas, podemos ter uma queda do PIB superior a 5%. Nessas condições, as decisões de investimentos terão que ser analisadas com muito mais cuidado e, no limite, retornar às aplicações em títulos públicos do Tesouro Federal.

Entre as medidas aplicadas em relação à pandemia da COVID-19, a Prevcom decidiu suspender temporariamente o reajuste dos benefícios de risco. O novo índice, que incidiria a partir do mês de maio, somente será aplicado quando a situação do país se normalizar.

A Diretoria Executiva estuda ainda outras medidas para enfrentar a crise e apresentará propostas ao Conselho Deliberativo, em sua próxima reunião. O momento é de calma e disciplina, para que as decisões sejam tomadas com o necessário embasamento técnico.

*Contribuição Definida: modalidade na qual o benefício é definido no momento da aposentadoria, com base no montante de recursos acumulados na conta individual do participante (contribuições, valores aportados e rentabilidade).

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

(11) 3150-1958

segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;