/Notícias

Conheça os vencedores do concurso Tudo acontece em São Paulo

30/01/2020 04:57

A servidora da USP Adriana Yamaguti Matsukuma venceu o concurso cultural “Tudo acontece em São Paulo” e vai levar para casa uma câmera semiprofissional Canon e um kit Prevcom (com agenda, mochila tipo saco, squeeze, smart pocket, calendário e lápis).

Os 2º e 3º lugares ficaram com Alexandre Jorge China Maluf, da Unesp, e Diego Nathan Pansani de Alencar, da Unicamp, respectivamente. Ambos ganharam uma câmera instantânea Fujifilm Instax Mini 9 e um kit Prevcom.

Para participar, o interessado deveria mostrar com foto e texto acontecimentos típicos da cidade: situações que fazem parte do dia a dia da metrópole, cenas caracteristicamente paulistanas ou fatos que só poderiam acontecer aqui.

Os critérios de avaliação foram: adequação ao tema, padrões estéticos e aspectos técnicos de composição da imagem, criatividade, e ineditismo. 


Confira os 10 primeiros colocados (da 4ª à 10ª colocação, o prêmio é um kit Prevcom).

1º lugar - Adriana Yamaguti Matsukuma (USP)

"A cidade onde se pode contemplar o pôr do sol unindo a natureza à metrópole."



2º lugar - Alexandre Jorge China Maluf (Unesp)

"Muralhas que no passado impediam a passagem, hoje dão caminho à reflexão e ao lazer no Parque da Juventude (antiga Penitenciária Carandiru)."





3º lugar - Diego Nathan Pansani de Alencar (Unicamp)

"Numa das esteiras do metrô a propaganda se mistura com a vida real. O observador rotineiro estenderia a mão para recolher as cédulas, mariposas flexíveis, circulando pelos tubos de concreto. Eu preferi captar os gestos e as proporções de uma conversa trivial em escala de cinza."


4º lugar - Victor Basile Astuto (USP)

"A chuva na terra da garoa transforma a avenida Paulista em um duplicador de belezas."





5º lugar - Carina Aparecida Lopes Couto (ARSESP)

"A cidade de São Paulo nos presenteia a cada minuto com alguma nova amostra, inauguração de restaurantes e bares, restaurações do nosso patrimônio histórico, cinemas etc...  Uma cidade diversificada com possibilidades incríveis para todos os gostos e horários. A foto foi tirada nos meus embalos de uma quarta-feira à noite. Neste dia fui ao show do Mestrinho, em tributo ao Gonzaguinha, no Palacete Teresa, localizado no centro histórico de SP, que à noite é tomado por um charme boêmio. Um presente que SP me deu."



6º lugar - Carolina Oliveira Martins Costa (Fapesp)

"Essa foto do artista voador representa São Paulo com todas as suas contradições. A beleza e a feiura, a arte e o trânsito, o esforço do trabalho e a diversão. Uma cidade grande, complexa, inclusiva na sua imensidão, excludente nos seus desafios e, sempre, sempre, surpreendente."



7º lugar - Daniel Vitor Pedrazi (Polícia Técnico-Científica)

"Esta foto foi tirada da sacada do prédio do Corpo de Bombeiros. Além de exibir uma paisagem de tirar o fôlego, retrata com maestria o que é a cidade de São Paulo. Nela é possível ver ao centro a bela e imponente Catedral da Sé, seguida por sua praça permeada por coqueiros. À esquerda da imagem vemos o histórico prédio do Palácio da Justiça. Na porção direita da fotografia podemos observar prédios históricos disputando espaço com edifícios modernos. Tudo isso tendo como pano de fundo o típico céu cinzento da metrópole."



8ª lugar - Nelson Garcia Perandréa (Memorial da América Latina)

"São Paulo dos imigrantes e de todos os povos, a pauliceia cosmopolita. Comemoração da comunidade boliviana, festa de Nossa Senhora de Copacabana e Urkupiña, no Memorial da América Latina". 



9º lugar - Ricardo Satoshi Yamassaki (Tribunal de Justiça)

"Em São Paulo, a religião, que se mistura com a paisagem urbana que se mistura com a cultura, muitas vezes produz cenas interessantes".



10º lugar - Marta Alves de Souza Teixeira (USP)

"Essa cidade com nome de santo atraiu muitos para nela morar, não possui mais muralhas, em contraste com a cidade antiga. Ela se estende ao infinito, sendo limitada apenas por molduras fornecidas por ela mesma. Ao contrário da cidade antiga, fortificada e vigiada para defender-se de ataques, a cidade atual se caracteriza pelo crescimento, tudo acontece em São Paulo. A beleza se esconde em paisagens rotineiras e muitos são capazes de admirá-las. Há fluxos de crônicas, mercadorias, pessoas e mudanças em ritmo cada vez mais frenético, rompendo barreiras, tornando-se única."

Veja o regulamento completo aqui.

Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2701 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - 01401-000

Atendimento ao participante

(11) 3150-1943/1944 (Grande SP)

0800-761-9999 (demais localidades)

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento ao patrocinador

(11) 3150-1977

segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Atendimento à imprensa

(11) 3150-1958

segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h

Atendimento presencial

Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h, somente na sede da fundação

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;